O que não fazer com sua carreira

12 carreira

A gente sempre fica preocupado com o que fazer pra acelerar o processo de divulgação, entre outras coisas na carreira, ne? Mas já parou pra pensar no que você pode evitar? Por isso resolvemos colocar alguns pontos aqui, que é importante você entender pra NÃO FAZER e garantir que terá mais resultados, e fazer tudo render mais =)

Vou ponderar aqui parâmetros do que nos cabe quanto a planejamento e marketing, que são as áreas de maior atuação que temos. Mas, vale você dar uma pesquisada também sobre outros itens. Por exemplo, o site “Hits Perdidos” lançou duas séries de o que não fazer na assessoria de imprensa (no final do nosso post terá link pra você conferir).

Lançar algo sem planejar: O que mais vemos por aí, são artistas investindo uma puta grana para produzir material, e ai lançam de qualquer maneira. “Vou colocar no mundo e vemos o que dá”. Esse, sem dúvida é o maior erro que um artista pode cometer. Pra ter ideia, no mundo da música falamos que de 100% da sua verba, 20% é para produção e 80% para divulgação, até porque é o que vai fazer chegar em mais pessoas e conectar.

Então partindo disso, o que adianta produzir algo tão legal e não ter verba ou formas de chegar às pessoas? É importante pensar no ponto final, pra você entender todos os processos, e chegar até lá. Então, quando você pensar em produzir algo, é importante que entenda todos os processos, e pense também na distribuição do conteúdo. O que vou produzir, como, para quem, e quais as formas de chegar nessas pessoas? Quais canais podem ajudar para que esse conteúdo tenha mais compartilhamentos e afins? Já fizemos uma série de conteúdos falando sobre planejamento, só dar um search aqui no site, que com certeza vai te ajudar =)

Postar todos os dias: Esse é um dos mitos que rola na internet. Você postar todo dia, não quer dizer que terá mais pessoas engajando naquele conteúdo, a não ser que você já tenha uma base aquecida, e que se interesse MUITO pelo seu projeto musical. O ponto que queremos trazer é de você pensar no por que e pra quem, está produzindo esse conteúdo, só essas duas perguntas já vão dizer bastante a vida útil e a forma que as pessoas vão conectar.

Com nossos clientes, geralmente fazemos posts a cada dois dias, e quando temos os posts, fazemos com que todos da banda/projeto compartilhe pra que o algoritmo entenda que essa postagem é relevante, e ai entregue para mais pessoas. Quando dizemos conteúdo recorrente, não é da constância de todo dia, mas pode ser algo 2x por semana, ou até 3x, dependendo de qual rede é e conteúdo. É importante entender a funcionalidade de cada rede social também, de nada adianta você investir em conteúdo que não é adequado, ou as pessoas não buscam ali.

Seja estratégico, e pense realmente no que está fazendo pra não perder tempo e grana. =)

Spam: Tenho 8 anos no mercado da música, e entra e sai ano, e a mesma história se repete. Existem ainda pessoas que mandam mensagens para várias pessoas, sem ao menos se apresentar, e ver se a pessoa tem interesse. Imagina que você já tem pouco tempo pra  focar na sua carreira (o que precisa ser revisto, pois sabemos que muitos  artistas independentes trabalham com outras coisas), e aí o pouco tempo que  tem, você   não é estratégico e sai mandando mensagens pra pessoas que muitas vezes não terão cuidado ao responder/ler sua mensagem, porque afinal, se nem você teve esse cuidado, porque eles teriam? Eu mesma, sou uma pessoa, que se alguém entra em contato sem fazer uma mínima apresentação, não leio e não respondo. Então, invista em relacionamento 1×1 (um pra um) em que você converse e crie um relacionamento com a pessoa, tenho certeza que esse investimento de tempo vai trazer bons frutos. Um exemplo claro disso é o cantor Ivo Mozart, que no começo da carreira ficava 16 HORAS POR DIA, mandando mensagem para as pessoas e conversando. Isso fez a diferença pra ele, tá na hora de você testar e ter essa experiência também.

Fazer impulsionamento em massa: Você sabia que impulsionar posts todos os dias, viciam as ferramentas? Por que uma rede iria entregar conteúdo orgânico se sabe que você tem verba pra impulsionar e chegar nelas? O que damos como sugestão é você se organizar com os conteúdos, e ver aqueles que são importantes e impulsionar, os demais você tem que trabalhar uma forma de chamar a atenção organicamente, e ter pessoas respondendo. É óbvio que o resultado impulsionado será maior, mas é muito legal ver alguns conteúdos organicamente serem respondidos e fazer a conexão.

Postamos anteriormente aqui, no nosso portal, sobre como otimizar seus impulsionamentos para ter mais resultados. Busca por aqui, que com certeza vai te ajudar demais!

Se aproximar de artistas com interesses: Algo muito comum que vemos por aí, são artistas verem outros com maior alcance, e já querer pegar a onda deles, sem ter o cuidado de entender mais da carreira, e se aproximar pelos motivos corretos. Uma relação que é pautada em interesses, não vai te agregar, e fica pior, quando as pessoas percebem isso.

Invista em network, frequente feiras, workshops, shows, e faça um relacionamento justo. Veja formas que você também pode agregar, e coloque isso a disposição. RELACIONAMENTO, essa é a palavra, e só isso poderá te ajudar nessa situação. Seja sincero, que o resto vem <3 Ah, invista em parcerias com outros estilos musicais também, tem sido potencial esse tipo de parceria.

Não estudar: Aqui destacamos tanto o instrumento quanto o mercado. É impossível você conseguir se diferenciar, se não tiver o mínimo de conhecimento sobre esses dois pontos. É importante que você leia e mais do que isso, que você PRATIQUE. Tudo nessa vida é feita por base da prática, inclusive e principalmente a criatividade. É comprovado que quanto mais você pratica mais criativo você é, e isso na hora de compor, na hora de criar uma estratégia e buscar ser diferenciado. Assim como você investe para se formar em algo, pra ter como profissão, invista na música também, na mesma intensidade se for possível, e se essa for a meta para a sua VIDA!

Espero que esse post possa ter ajudado a ver sobre o mercado por um outro olhar, e que faça sentido pra seu projeto. Comenta aqui a sua experiência sobre esses pontos.

Ah, aqui segue o link que falei dos erros quanto a assessoria de imprensa: https://hitsperdidos.com/?s=erros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.