Não queira só seguidores!

2

Carta aberta para os artistas que buscam por FÃS!

Esses dias eu fiquei horas refletindo num texto do meu amigo @dino_Teixeira, onde ele falava sobre as pessoas terem mais de 60 milhões de opções de músicas pra ouvir e, ainda assim, escolher a sua. Passei horas ali refletindo em cada palavra, principalmente porque já vi tanta gente deixar uma carreira linda de lado por não conseguir chegar nos números de outro artista.

O ponto que ele fala no texto sobre ficar viciado nos números e perder o brilho no olhar é fato. Vira e mexe eu fico vendo algum vídeo na internet de artistas que já tiveram números enormes, gravadoras e tudo que muitos sonham e que choram ao ter um discurso num show, evento/palestra por falar sobre o que realmente importa: A MÚSICA, A CONEXÃO COM A ARTE. E sabe por que eles falam isso? Porque realmente essa corrida pelo número uma hora cansa, imagina o esforço, não só de ações como de grana, para manter os anúncios e todas as pessoas ouvindo ali?

E ai me vem outra reflexão, existem tantos artistas independentes que conseguem ter números incríveis porque os fãs/seguidores realmente escutavam, e mais do que isso, compartilhavam com o máximo de pessoas possível. Artistas que vivem de música sem depender da grande mídia, dos grandes contratos e coisa do tipo. Quanto realmente vale a realização do seu sonho? E não tô falando só de grana não, mas principalmente de saúde mental também.

Ai vem outro ponto que queria falar a respeito, por que as pessoas ficam tão fissuradas no novo app ou rede social do momento e desejam ser as pessoas mais populares por lá? Uma galera fissurada no Spotify… sim o aplicativo é ótimo (eu uso o premium inclusive), tem muita gente por lá…. mas será que seu público realmente te escuta por lá, ou melhor, será que seu público está lá?

Meus questionamentos não são pra boicotar, mas pra colocar aquela pulga atrás da orelha, você quer tanto ter números fodas por lá, mas você sabe quanto o app paga? Você sabe o quanto vai precisar movimentar SEMPRE pra ficar nesse jogo?

Eu não consigo te prometer números no Spotify e em nenhum aplicativo de música, eu consigo te prometer que, juntos, podemos fazer com que pessoas reais escutem sua música, que aos poucos o montinho vire montão. E que você vai ter mais motivos pra comemorar do que pra se frustrar. É essa a minha luta e é por isso que eu estudo e trabalho tanto. Mas, você está disposto/disposta a jogar esse jogo? O do médio a longo prazo, o de construir a carreira em bases sólidas? Se sim, seja bem-vindo(a) ao meu mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.