Faça seu próprio show

faça seu proprio show

Quando eu comecei a Geração Y, estava no auge de bandas e casas de show em São Paulo, isso por volta de 2010/2011, tinham várias casas de shows e MUITAS MAS MUITAS BANDAS rolando, era aquela época em que restart, cine e bandas afins estavam fazendo sucesso e ao mesmo tempo o hardcore em São Paulo estava muito forte também (inclusive, VIVA RANCORE, VOLTA RANCORE) hahahha

Mas de lá pra cá MUITA coisa foi acontecendo, não só no meio musical como com crises no país e tudo mais, então vi muita casa fechar e muitas bandas acabarem por diversos motivos e tudo mais, isso tudo talvez renda um outro post específico.

Com a falta de casas de shows e produtores consequentemente, sobraram alguns projetos que ainda que conseguem fazer um rolê legal, em Sampa temos a Pindorama, Ponto Alternativo e Atlantis Produções que fazem shows bem diferentes entre eles mas com muita qualidade. Vale a pena você procurar nas redes.

Só que ao mesmo tempo tivemos estúdios oferecendo um novo tipo de experiência pra shows através das salas Pockets. O mais conhecido em São Paulo é o Espaço Som, mas tem diversos outros estúdios que fornecem esse formato e é muito massa pra você ter uma experiência mais próxima do seu público ou até mesmo na construção do seu público.

Na falta de ter produtores ou casas de show em que você possa vender o seu show ou algo do tipo, a minha sugestão hoje é que você produza o seu próprio show, e vou listar aqui 5 coisas que você pode ter como certeza pra cair em cima dessa produção:

Você passa a entender como funciona uma produção de show: Vejo muitos artistas reclamando de produtores, donos de casas de show (em alguns casos tem suas razões e não tiro essa questão) mas vejo que alguns comentários em alguns momentos são de não entender todos os processos e tudo que envolve realmente a produção de um show, que não é só pensar em que lugar fazer o show e o line de atrações, vai muito além disso. E por isso que eu destaco esse primeiro ponto como algo fundamental e ponto inicial pra você passar a entender como funciona e poder dar valor ou ter outras ideias pra quando for convidado por um produtor ou conseguir vender seu show.

Você passa a ter controle sobre a parte financeira do show: Outro ponto é que hoje em dia é muito difícil pra uma banda que está iniciando ou em crescente ter condições de cobrar um cachê e ser atendido. Tudo isso porque o mercado está difícil e vejo muitos produtores que poupam o risco e passam a ficar mais em cima, dando inclusive uma possibilidade de riscos mútuo em dividir uma % por lista de cada banda e tal. Esse inclusive é um formato que vejo acontecer com frequência, até porque muitas bandas não tem noção do quanto cobrar de cachê ou se realmente se bancam. Mas produzindo o seu próprio show você consegue não só ter controle disso como sair com uma graninha a mais dando tudo certo e você planejando com cuidado, e muitas vezes pode sair com uma grana a mais do que seria se tivesse cobrado um cachê.

Você consegue ter um controle de quem foi ao show e seus dados: Uma coisa muito legal dessa experiência é você conseguir montar um mailing com o nome, e-mail e telefone das pessoas que foram em seu show. Esses dados são interessantes pra você poder se aproximar do seu público e também convidar para outros eventos. É importante usar com sabedoria pra não ficar com spams e se tornar algo chato.

Consegue planejar do início ao fim e pensar em oportunidades: Um show não é apenas colocar as bandas pra tocar, mas imaginar que tipos de experiências seu público pode ter dentro daquele espaço naquele momento. Temos exemplos de grandes festivais como o RIR e o Lollapalooza que pensam também na experiência do público e não somente nas atrações. Mas não precisamos pegar só esses como exemplos, afinal são gigantescos. Já fui em shows de bandas menores em que entregavam flores, que tinham uns puffs pra sentar, enfim diversas coisas pra tornar aquele ambiente mais especial e a experiência inesquecível.

Tem controle total sobre a experiência do seu show: Complementando o item anterior, uma questão que sempre é presente nos shows é quanto ao atraso e isso as vezes faz com que muitas pessoas não gostem. Já vi evento atrasar tanto que as pessoas que foram pra ver uma banda x foram embora antes mesmo do show começar devido ao horário de transporte e tudo mais. Já vi banda sendo vaiada ao entrar no palco porque o evento atrasou, e muitas vezes nem é culpa da banda mas da produção em relação a todo o evento. Produzindo seu próprio evento você consegue ter controle disso e minimizar esse stress. É importante lembrar de formar uma equipe mesmo que mínima pra que no dia do show você se sinta e se dedique como artista, e então outras pessoas façam os papeis que os cabem. =)

 Esse post não é pra você deixar de fazer eventos com terceiros, mas sim uma forma de você pensar a respeito e criar suas oportunidades. Não adianta ficar só esperando alguém tomar uma atitude, faça você!

Se você já produziu algum show, comenta aqui como foi a sua experiência? =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *