Como monetizar sua base de fãs

 

01

Como monetizar através da sua base de fãs

Se existe algo que acreditamos é que se você não tiver uma base de fãs engajada e disposta a acompanhar sua carreira e fazer investimentos, você provavelmente não vai conseguir ter muitos avanços. 

E não falamos dessa maneira pra te desestimular, mas pra deixar claro que estamos falando sobre ações a médio e longo prazo, pensadas, com consistência e é fato que no mercado da música, se você não persistir, o caminho da desistência é bem mais rápido. 

E é pensando nesses artistas que querem sim viver de música que fornecemos o máximo de materiais para que seja possível ter uma renda e tudo acontecer da melhor maneira. Então, queremos colocar aqui alguns pontos para você pensar e entender como geralmente funcionam as campanhas de financiamento coletivo, que são as mais usadas quando pensam em monetização de base de fãs para produção de novos materiais. 

Esse é um resumo do que você vai encontrar mais detalhado em nosso ebook gratuito que acabamos de disponibilizar através do grupo no Telegram.  

Pra falar de financiamento coletivo vamos ter que voltar um pouquinho pra explicar o que faz um fã ou uma pessoa que gosta de você e seu trabalho te apoiar financeiramente. 

RECORRÊNCIA DE CONTEÚDO/LANÇAMENTOS: Não adianta você aparecer do nada com um projeto para arrecadar um valor se você não tem uma caminhada e, mais do que isso, se você não entender de fato quem são as pessoas com quem você está se comunicando. Uma maneira de conseguir entender sobre seu público é totalmente através de conteúdos nas redes sociais e dos lançamentos. Com base neles você conseguirá entender não só os gostos mas tudo que envolve a vida deles e o que buscam. 

Costumo dizer que esse estudo deve levar em torno de um ano mais ou menos pra você começar a entender e saber o que propor de recompensa para conseguir atingir a sua meta. 

RELACIONAMENTO: De nada adianta fazer conteúdos se você não se comunicar com as pessoas que estão curtindo seu trabalho e levando ele pra mais pessoas. É importante fazer um mapeamento de quem são as pessoas que mais assistem seus stories, que mais curtem seus posts e comentam. Se a pessoa mandar inbox então, são essas que você precisa deixar anotado de alguma maneira pra dar atenção semanalmente.

E isso não é por interesse não, se você não entender que o que fará as pessoas irem aos seus shows, escutarem suas músicas e mais do que isso apoiar um projeto de financiamento coletivo é o relacionamento, você não vai conseguir ir pra frente. 

E sim, eu sei que, todos sabemos que uma carreira é pautada em vários aspectos, mas minha tese e especialização (que estou fazendo no momento) é para provar por a+b que o maior ativo da carreira de QUALQUER ARTISTA É A BASE DE FÃS. Sem a base de fãs a pessoa não consegue ser sustentável mesmo que tenha milhões, se as pessoas não curtirem você, não se RELACIONAREM com você, de nada adianta (Alou artistas de um hit só, né?). 

Como criar relacionamento? Sendo presente, se mostrando ativo, mostrando pras pessoas que estão sendo vistas, interagindo, e sim, leva-se MUITO tempo para criar relacionamento. Conheço artistas que passam mais de 4h por dia fazendo relacionamento nas redes, e pessoas que trabalham com outras coisas tá? 

CONHECIMENTO DA VERDADE/HISTÓRIA: Quando trabalhei em uma startup de monetização através de lives (isso em 2016, olha só o quão visionários eles são), eu fazia relacionamento com os artistas que faziam as lives em busca de levantar uma grana pra poder produzir algo. Funcionava de forma bastante similar as plataformas de financiamento coletivo mas era numa tacada só de 1h ao vivo. 

Pois bem, ali eu entendi que o que fazia as pessoas apoiarem era o quanto eles entendiam a história do artista e a verdade pelo qual ele estava buscando. Se o artista explicava bem direitinho porque precisava da grana e colocava recompensas buscando experiências, era certeza que a campanha teria sucesso. Acompanhei pessoas conseguindo de R$600 até R$5.000 nessas lives. O nome da plataforma é Netshow.me, hoje atuam mais com transmissões de empresas e não tem a parte de monetização dessa maneira. 

O que quero deixar claro pra você nesse aspecto é: Você precisa ter certeza que está pedindo o que é justo pra poder fazer a campanha e as pessoas entenderem o que você quer fazer e porque é importante ter essa evolução e por consequência o apoio deles. Quanto mais claro você for, mais resultado você terá, pode acreditar.

Quando falo sobre pedir o que é justo, é por conta das campanhas abusivas que já encontramos por aí. Quando o financiamento coletivo virou “moda” aqui no Brasil, as pessoas começaram a querer colocar mais do que precisava para lucrar, com o tempo o público entendeu isso e aí as campanhas não rolavam tão bem.

 

COMO ESTRUTURAR SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO?

Em nosso ebook separamos esse passo a passo pra você já se organizar e colocar em prática. 

 

  • Entendimento do conceito e ferramenta;
  • Tipos de campanha;
  • Como formatar sua campanha de financiamento coletivo:
  • Processos de divulgação;
  • Relacionamento;
  • Pós financiamento – entregas!

 

Bem, esse é um dos melhores conteúdos que escrevi sobre monetização através de base de fãs de forma online. Espero que você faça bom aproveito e consiga alcançar suas metas. 

Link para download em nosso grupo do telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.