A verdade do artista conecta!

MG 5438

A verdade do artista: Como se conectar com o público de forma real

Por Limonge

Hoje em dia existe uma demanda latente por sucesso. Fórmulas, segredos, táticas, processos e tudo mais que se pode imaginar visando ensinar alguém a “estourar”, “conquistar fãs”, etc, etc…

Não posso dizer que esse tipo de coisa não funciona, funciona sim, em alguns casos bastante, mas sem a peça chave, a música, nenhum resultado será bom o suficiente, você pode até conseguir atingir muita gente, mas poucas voltarão para escutar o que você tem a dizer.

Óbvio que existem músicas compostas exclusivamente para o sucesso, com fórmulas cravadas de acordes e temáticas focadas em um ponto único que sempre agrada a um nicho específico de público, dá certo, no mainstream, mas e pro independente?

Muitos compositores acabam adaptando músicas, direcionando assuntos e ficando refém do que o mercado dita, visando o sucesso, mas o que grande parte dessa galera não pensa é que o sucesso verdadeiro não vem do embalo, mas do reconhecimento da mensagem. Canções que se conectam com a audiência e, principalmente, que rendem histórias, que podem ser desdobradas em conteúdos verdadeiros, os quais a audiência vai ver/ler e se identificar.

Quantas bandas já não “enveloparam” um lançamento, transportando a temática original da música para um assunto diferente, a fim de chamar a atenção e surfar em alguma onda popular? Aí o lançamento é feito e a banda não consegue explanar sobre… porque não faz parte da verdade daquela música.

Lembre-se de duas coisas, sempre:

  1. Conversa gera conversão – Se você não gera uma discussão com a tua obra, ela não vai ter vida longa;
  2. A verdade sempre vai conectar – Você só causa discussão se pode levantar a bandeira sobre o assunto abordado. 

Existem limites, nem todos querem falar sobre algumas temáticas por medo ou receio da recepção… eu sou um exemplo, sempre tive uma inclinação por composições centradas em problemas particulares, focando na superação de problemas e compreensão do mundo, sob a ótica pessoal, não geral… apesar de ter inclinações políticas latentes, construí uma carreira em cima dessa visão e me podava para falar com viés negativo sobre alguns assuntos e evitava abordar coisas distantes desse universo, como política… mas comecei a ficar infeliz com isso, sabia que o risco de mudar o direcionamento de lançamentos poderia ser prejudicial e que muito do público que conquistei talvez não entendesse ou tivesse posição contrária a minha; mas se lançasse algo focando no direcionamento antigo, não conseguiria conversar sobre isso, pois seria hipocrisia… valeria a pena empurrar com a barriga?

Decidi arriscar e lancei uma música criticando o governo atual, completamente diferente de tudo que havia feito (não em estilo, mas em posição), e realmente algumas pessoas não entenderam, mas a grande maioria, mesmo não concordando comigo, admirou a atitude e iniciou conversas sobre, transformando esse lançamento numa das músicas com maior potencial de captação de público que já tive, apesar de extremamente anti comercial.

Você precisa fazer como eu fiz? Claro que não, mas queria só deixar algumas coisas pra que você reflita sobre, sempre antes de um lançamento:

Essa música aborda algo que eu realmente sinto e entendo? Eu estou passando a mensagem que quero? ME SINTO FELIZ COM ISSO? Vou conseguir conversar sobre esse assunto?

Se a resposta para todas as perguntas for sim, sua música pode não ser o maior sucesso comercial do mundo, mas com certeza vai gerar conexão com alguém, e isso faz tudo valer a pena. Afinal, não há fórmula de composição ou métrica maior do que a verdade na música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.